Pesquisa do Palavrório

21.12.04

Rótulos

Abstract, Ambient, Avant-Pop, Downtempo, Dronology, Drum and Bass, Electro, Electronic (no que são diferentes?), Emo, Garage Rock, House, Improv, Lo-Fi, Lounge, Math Rock, No Wave, Noise, Post-Punk, Post-Rock, Power Pop, Psych, Shoegazer, Slo-Core, Space Rock.
Esses são alguns estilos musicais que se encontram na Epitonic, uma distribuidora de música MP3 na internet. A idéia dos caras é bem bacana, é colocar bandas novas em um lugar único, onde as pessoas podem escutar música nova e, gostando, comprá-la on-line para fazer o download.
A única coisa é conseguir destrinchar o que querem dizer todos aqueles rótulos ali de cima. Enquanto escrevo, escuto Garage Rock. Até o momento, a única definição a que chego é música com bastante guitarra, baixos pesados, bateria pesada e uma qualidade de gravação um tanto quanto ruim, como se fosse gravado nas coxas, em uma garagem.
Mas, pôrra, há alguns anos não havia tanto rótulo assim. O rock era mais básico, tinha uma ou outra variação como heavy metal, hard rock, punk, progressivo e rock, e meio que paramos por aí. Hoje em dia, os caras têm uma quantidade de rótulos novos que você se perde. Será que as bandas sabem o que quer dizer isso, e realmente tocam seguindo o rótulo, ou mandam os rótulos à merda, e tocam o que dá na telha?
Não sei se tanto rótulo é produtivo, fica parecendo uma tentativa de dar uma cara nova para algo velho – ROCK. Mais ou menos como se destacar no meio da multidão. Pessoalmente, não entendo. Prefiro um guarda chuvão apenas. Mas já que tudo isso está aí, que fique. Agora, alguém pode me explicar direito o que é Math Rock? É róque feito por alunos de Ciências Exatas? Com calculadora e régua de cálculo? Que catso é isso?

P.S.: Pelo menos descobri que, em Garage Rock, tem Strokes. Tá ficando um pouco mais claro...

Nenhum comentário: