Pesquisa do Palavrório

6.12.04

Ficção?

Franceses estão “cansados” de “O Código Da Vinci”

Há uma tênue linha que separa a ficção da realidade. E muitas pessoas, mais até do que o bom senso recomenda, não conseguem separar essas linhas. São pessoas que levam a sério jogos multijogadores on-line, e quebram de pancada na vida real quem surrou eles na arena virtual.

São pessoas que olham um ator de novela que faz o papel do vilão e xingam ele, suas mães – a verdadeira e a fictícia – e por pouco não vão às vias de fato, baixam lenha no ator. Ou ainda, que lêem um livro e acham que tudo o que está escrito é bom

Veja só a notícia que a BBC Brasil publicou hoje. Os franceses estão de saco cheio da história, não do enredo, mas das conseqüências que uma trama bem escrita, que traz à tona uma série de assuntos não tão bem esclarecidos, trouxe à vida de Paris.

Já há uma série de roteiros turísticos mostrando os lugares citados no livro de Dan Brown. Gente que não se conforma de ter lido uma obra de ficção, e que quer porque quer ver a realidade que o livro lhes revelou. Jesus casou com Maria Madalena, teve uma renca de filhos, e morreu na maior tranqüilidade no sul da França.

Bom, há 150 anos o Vaticano decretava, depois de longos e (quem sabe se?) sério estudos, que a Virgem Maria era isso mesmo, virgem, e concebeu divinamente. 150 anos. E que uma das razões pelas quais os padres devem ser celibatários é econômica (antigamente, isso impediria que o padre passasse o patrimônio da igreja para seus descendentes, e com certeza devia reduzir os custos de indenização trabalhista).

Brown apenas tocou nas teclas certas para despertar a curiosidade de muita gente, provavelmente insatisfeita com o desempenho da Igreja Católica nos últimos tempos, e ávida por encontrar as verdades escondidas pelos papas malévolos que comandaram o Vaticano. Assim, agüentemos o livro e todos os subprodutos que já vieram dele (Entenda o Código, Decifre o Código, A verdade por trás do Código, A Empulhação do Código, não demora muito virá O Código para Idiotas). E lembremos que quem quer vê santo até em torrada (tá lá no E Bay!!).

Nenhum comentário: