Pesquisa do Palavrório

30.12.04

Fim de ano

Então, acabou. Tá, tudo bem, ainda tem ano que vem. Mas na prática, já acabou no dia 25 de dezembro. E só começará após o Carnaval. Isso porque estamos no Brasil, e aqui nada sério, de verdade, começa antes dos ensejos momescos.

Assim sendo, acabou. É época de fazer o balanço de 2004, ver o que deu certo, o que deu errado, e tudo o mais. E, muito mais importante, fazer as listas de resoluções para 2005. Quase todos colocam uma lista de propósitos para o ano que chega, não importa quando ele chegue: trabalhar mais sério, economizar, gastar menos com besteiras, comer melhor, beber menos etc e coisa e tal.

Eu não fugirei à tentação, e farei uma lista que realmente pretende ser a definitiva para o ano que chega:

- Prometo não fazer listas de resoluções.

Afinal, pelo que me lembro, os melhores anos que tive foram aqueles nos quais não fiz lista de resoluções alguma para me orientar. Ia pelo instinto, cheirando cada esquina para ver que lado me atraía mais, e virando ali. Sem muitos planos, apenas uma lista de desejos pessoais.

Mas todos esses anos bons foram seguidos da reflexão do que aconteceu. Essa, em minha opinião, é mais importante até que a resolução. Pois aprendemos com os erros e acertos que fizemos, e de nada adianta projetar os erros e acertos que faremos, eles são imprevisíveis.

Assim sendo, acabou. Até 10 de janeiro, que ninguém é de ferro.

FELIZ ANO NOVO!!

P.S. Amanhã o site do Palavrório será atualizado. É sério e verdade, dessa vez não escapa. Podem ler outras coisas menos datadas lá.

Nenhum comentário: