Pesquisa do Palavrório

15.12.04

Malincolia

Malincolia é como se diz melancolia em italiano. Um homem melancólico é um uomo malinconico. Se você não prestar atenção direito, pode até ouvir um homem mal cômico. E pensar que ele está triste porque não consegue ser feliz.

E isso não é certo. Há dias em que mesmo a pessoa com o melhor humor do mundo está melancólica, malinconica. É um mal-estar generalizado, cansaço físico aliado a cansaço espiritual e mental, e uma pusta vontade de ficar em casa coçando o saco, ficar no parque deitado na grama, sem pensar em nada, deixar o tempo passar.

O dicionário diz que melancolia, malincolia, é um sentimento de incapacidade, desgosto em relação à própria vida. Ou ainda, de abatimento. A definição mais grave é a que diz que melancolia é uma doença mental, caracterizada por uma tristeza profunda; hipocondria.

A palavra tem sua origem no grebo. Mélas quer dizer negro. Já ckolé quer dizer bílis, fel. Ou seja, algo físico, tuas entranhas enegrecidas pelo mal-estar provocado por sabe-se lá o que.

Nessas horas, pouco há a fazer a não ser esperar passar. Escutar uma música alegre, ter um bom livro em mãos, um filme legal, se possível não contaminar ninguém com teu estado de humor. E quando o sorriso voltar, desfilar com ele.

Um comentário:

Anônimo disse...

E por falar em diferenças frugais, aproveite sua viagem para comer um abacaxi do centro-oeste, que é bem diferente do homônimo do sul.