Pesquisa do Palavrório

7.12.04

Revanche?


Primeiro, clique aqui e veja essa notícia. Daí volte aqui.

Bom, agora é isso, a revanche dos católicos. Durante dois mil anos, mesmo não sendo a religião com o maior número de adeptos no mundo, eles perseguiram quem ousou contestá-los, pelo menos na Europa e na América. A Inquisição mandou muita gente pra fogueira, condenou tantas outras, e ainda sobrevive, por incrível que pareça, com o nome de Congregação do Santo Ofício (e isso é verdade!), comandada pelo Ratzinger.

Tanto fizeram, que agora, em alguns lugares do mundo, estão sendo discriminados. É a cristianofobia (não, não é o medo aos Cristianos), ou seja, a perseguição a cristãos onde eles são minoria. Vão tentar equiparar o termo ao anti-semitismo e a islamofobia.

É claro que a perseguição é uma bosta. Qualquer pessoa queria sentir-se segura para professar a sua fé, nem que fosse um judeu em meio a um milhão de muçulmanos. Afinal, liberdade de expressão deveria ser um direito universal. Mas infelizmente isso não acontece.

O engraçado é que essa ação do Vaticano chega em uma hora em que o poder de influência da igreja católica é cada vez menor. A Europa (felizmente) rejeitou mencionar as supostas “raízes cristãs” no texto de sua constituição. E os muçulmanos e hebreus que conviveram pacificamente na Espanha por centenas de anos (ah, foi sob domínio mouro, quando o Fernando e a Isabel retomaram a coisa veio logo a Inquisição e fogo neles. Ah, mas era o passado não tolerante.)? E os celtas , pagãos? E os ciganos, que afinal têm como origem provável a Romênia (que é Europa, ou não). Em quase todos os países de maioria cristã, o divórcio existe, contra a vontade da igreja.

Quero acreditar que está chegando a hora em que a humanidade percebe que institucionalizar a fé não faz bem para ninguém. Você cria radicais fanáticos de qualquer naipe (pois os há entre os judeus, os muçulmanos, católicos, budistas, sikhs e outras crenças) que querem degolar os que não pensam como eles. E, geralmente, esses imbecis são liderados por outros imbecis que se intitulam líderes de suas igrejas, mesquitas, sinagogas ou o que seja. Mas, se tudo der certo, a religião institucional acaba logo.

Oxalá!!

Nenhum comentário: