Pesquisa do Palavrório

14.12.04

Catástrofes naturais

Houve um tempo em que tudo era certo. No inverno frio, em agosto um veranico, em dezembro, janeiro e fevereiro tempo bom com calor (estou falando de Curitiba). Daí que, de uns tempos para cá, tudo mudou.

De verão, faz frio. Onze graus em uma noite na primeira semana de dezembro. No inverno, as geadas não passam de saudades, pois faz tempo, muito tempo, que não dá geada. Basta chupar uma mimosa (ou mexerica, se você precisa da tecla SAP), ou uma poncã (SAP: toranja), elas não têm mais gosto! Sem a geada, elas não se desenvolvem direito.

E o teu armário fica também do avesso. Não dá para saber que roupas podem ir para o tintureiro e ficar guardadas no fundo do armário, esperando a próxima estação. Esqueça a moda da época, pois estarás em dezembro usando as roupas que deveriam ser usadas em julho, ou seja, velhas, e em julho você usou as roupas que tinha usado em janeiro, ou seja, usadas, pois em julho fez um calor do caramba.

E aqui em Brasília, chove. Dois dias de chuva e garoa e tempo nublado. Em Brasília. Nem vou entrar nos méritos de furacões, ventanias, alagamentos no Nordeste, seca na Amazônia e outras inversões, para ficar apenas em terras de Pindorama. Algo aconteceu no planeta, e não sei quem fomos que fizemos algo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado supor que mimosa e poncä nao seriam comprendidas em todos os cantos do Brasil e portanto precisariam do recurso da "tecla SAP", mas esta, uma sigla relativamente recente e estrangeira, seria de compreensäo universal. Primeira hipótese é correta pois, Mimosa, até eu vir para Curitiba, era nome de vaca. Um equivalente ao canino Rex. Eu demorei uns segundos até entender o SAP, pois primeiro me veio a mente o nome da empresa SAP. Acho que para mim seria mais natural escrever "mexerica, para você que ficou esperando as letrinhas (ou, a legenda) aparecerem embaixo".

Anônimo disse...

Como você bem disse, se a mimosa e a poncä precisam de geada para se desenvolverem, entao elas nao sao o mesmo de mexerica e toranja (a tecla SAP nao me ajudou nesta pois eu nao conhecia toranja também), já que estas crescem em terras que nao conhecem o que é uma geada. Quem quiser comer mimosa vai ter que viajar pro Sul.

Anônimo disse...

CD, mais uma, aprendi há poucos minutos. Fita mimosa é o mesmo que fita adesiva, ou "durex". E aqui, "durex" é o mesmo que "jontex".