Pesquisa do Palavrório

24.12.04

Feliz o quê?

Amanhã é Natal. Motivo para celebrar. Quer dizer, isso se você for um cristão católico que segue o calendário gregoriano. Pois se você for cristão ortodoxo, o Natal é em sete de janeiro. Se você for um ortodoxo armeno, aí é no dia seis de janeiro, pois eles celebram mais a Epifania, o momento em que Jesus foi visitado pelos Reis Magos. E mesmo cristão, você pode não celebrar nada, se você for Testemunha de Jeová. Afinal, dois anos depois do nascimento, os romanos mandaram matar todas as crianças de dois anos e menos. Assim, é uma data para ficar triste.

E nem vamos falar das outras crenças. Para os judeus, Jesus era mais um deles, mas não o filho do homem. Para os muçulmanos foi um profeta, mais um. E ambos seguem um calendário diferente. Budistas, hinduístas, animistas, panteístas e outras crenças várias também não celebram o Natal, mas com certeza devem aproveitar o feriado, quando esse dia cai no meio da semana, e o país concede o feriado.

Então, fica meio difícil desejar feliz Natal. Melhor desejar um feliz dia, desejar paz, desejar amor, desejar uma vida repleta de coisas boas, força para encarar as coisas ruins (que as há), e se por acaso vierem alguns presentes no meio do caminho, melhor ainda.

FELIZ FELIZ!!

P.S.: Se você achava que ia encontrar uma crônica sobre os aspectos sociais do Natal, do acúmulo de desgraças e a mídia tentando dizer que não há nada, deu com os burros n’água. Hoje não!!

Nenhum comentário: