Pesquisa do Palavrório

30.11.09

Como escolher

No Brasil, parece que todos os partidos políticos não prestam. Todos têm uma espécie de mensalão em curso, variando apenas as quantias e os locais onde o dinheiro é guardado - o do PT ia pra cueca, o do DEM vai pra meia, para onde deve ir o dos tucanos? Enfim, o mar de lama alcança todo mundo.
Mas é necessário entrar em um partido político para poder fazer alguma coisa, para poder tentar de alguma maneira mudar um pouco que seja esse lance. Se você está fora dos partidos, você é apenas um corneteiro que fica enchendo o saco do time sem contribuir em nada, por melhores que sejam seus comentários. Só que fica difícil entrar em um partido vendo essas coisas.
Na minha opinião, você deve ler os programas dos partidos e entrar naquele que tem o programa que melhor lhe agrada. Sim, mesmo que os partidos não sejam programáticos, tem que ler o que eles, em teoria, querem para o País. Daí você entra e começa a participar, e tenta mudar algo de dentro deles. Talvez seja possível cobrar mais postura ética, ou no mínimo cobrar a coerência com o programa do partido. Sei lá, você entra e vê o que acontece, mas pelo menos você está dentro. De fora, é fácil tacar pedras, tem que ver o que acontece dentro.
Eu ainda não fui chamado para a primeira reunião do partido ao qual me filiei. Mas confesso que estou acumulando argumentos para falar e ver o que acontece...

Nenhum comentário: