Pesquisa do Palavrório

18.11.09

Frágil vida humana

É difícil entender o conceito de vida. De um lado, ela parece tão frágil, que qualquer coisa pode acabar com ela. Um telefonema ameaçador, uma doença besta mal curada, uma batida de carro, uma viga que cai de um viaduto que está sendo construído, uma enchente, enfim, qualquer coisa pode dar fim à existência.
Por outro lado, somos resistentes pra caramba. Temos resiliência ao frio, ao calor, conseguimos comer porcarias, vomitar, e continuar inteiros, aguentamos doenças que podem ser fatais por muitos e muitos anos, talvez até nos curando delas, não há limite para as coisas que podemos fazer com o nosso corpo.
Só sabemos que achamos a vida muito, mas muito valiosa, e que não queremos abrir mão dela, em momento algum. Nem que nossos parentes e pessoas amadas morram também, mesmo que por mesquinharia nossa. A vida deveria ser para sempre, não queríamos enfrentar a morte, já é duro enfrentar o risco de perder a pessoa amada por alguma idiotice qualquer.
Queríamos uma vida que fosse apenas forte, nunca frágil. Queríamos eventualmente ser como vírus que sobrevivem muito tempo sem atividade e só quando provocados fazem alguma coisa. Mas aí, provavelmente, isso não seria uma vida...

Nenhum comentário: