Pesquisa do Palavrório

10.11.09

Imprevistos imprevisíveis

Diz a lei de Murphy do gerenciamento de tempo que, para todo projeto, é necessário aumentar o cronograma em 20% para imprevistos previsíveis, e mais 20% para imprevistos imprevisíveis. Desconfio que o formulador dessa lei estava pensando na própria vida.

Isso porque na vida também é necessário reservar um tanto de nossas energias e emoções para os imprevistos previsíveis e um pedaço até que considerável para os imprevistos imprevisíveis. Em minha opinião, os imprevistos previsíveis são um casamento (formal ou não), filhos, batidas de carro, alguma doença, enfim, coisas que gravitam próximo a você.

Mas há os imprevistos imprevisíveis, que quando menos se espera te atingem sem que você tenha noção de onde veio o golpe. Por exemplo, a empresa onde você trabalha foi vendida, e você é um daqueles "cargos redundantes", como se chama eufemisticamente o cargo duplicado. Você tá fora, é claro. Ou então uma multa de radar de trânsito referente a um estacionamento proibido em uma cidade que você nunca visitou (agradeça ao fdp que clonou tua placa). Ou um processo na Justiça envolvendo um parente distante que, por alguma razão, deixou tudo para você, principalmente as dívidas. De uma hora pra outra, você, que é um cara todo certinho com as contas, tá devendo alguns milhões.

Esses imprevistos imprevisíveis são de derrubar qualquer humor, por melhor condicionado que você estaja para reagir a tudo. Nessa hora, a sensação é de que Deus existe sim, mas que ele é um grande lazarento e brigou com você, e que agora você vai ver o que é bom pra tosse. Dá pra reagir, mas que se perde a fé nesses momentos, ah!, se perde sim.

Nenhum comentário: