Pesquisa do Palavrório

29.10.09

O que me preocupa

O que me preocupa nesse governo é que ele está "companheirizando" todo o Estado. Tudo bem que todo governante faz isso, pega os seus aliados, cupinchas e comensais e os coloca em postos de poder, grande ou pequeno, para poder dominar tudo.
No entanto, nunca antes na história desse País isso ficou tão descarado. E se antes havia uma sensação de que, mudados os governantes, mudariam as pessoas, esses que agora estão querem perpetuar-se em seus cargos e comissões. Quando se fala com um deles, há sempre um discurso de que "com FHC era ruim, com o Lula é maravilha".
O ponto que é mais preocupante é que eles não aceitam o diálogo e a controvérsia. Ou se é a favor do Lula, do PT e de tudo o que ele faz, ou você não vale dois tostões. Toda opinião contrária é imediatamente desqualificada, tida como enviesada, como alguém que está jogando contra o País.
Ontem estava em um curso promovido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, ligada à Sealopra (Secretaria de Assuntos Estratégicos de Longo Prazo). (Tá, tem outra sigla, mas esse é bem melhor). O IPEA sempre contestou o FHC, e mesmo sendo uma autarquia federal, o ex-presidente nunca cogitou em tucanizá-lo. Durante oito anos o IPEA criticou as políticas públicas. Chega o Lula, companheiriza tudo, e no que vira o IPEA? No instituto que justifica teoricamente todas as ações político-econômicas do presidente.
O curso chega a ser vexaminoso em alguns pontos. Como, por exemplo, um pesquisador tenta justificar a escolha do Lula por acordos comerciais com países africanos e latino-americanos e a escolha da OMC como fórum na luta por menos barreiras comerciais, em detrimento de estratégias como as do Chile e da Coréia do Sul, que fazem acordos de livre comércio bilaterais com países e blocos comerciais desenvolvidos, como Europa, Estados Unidos, Japão etc. "Diversificamos a pauta do comércio exterior, não somos dependentes de um país só", disse o pesquisador. No entanto, o País continua representando apenas 1% do comércio mundial, mesmo sendo o 8º PIB. Defesa inútil ante os fatos.
Esse foi apenas um exemplo. O curso foi farto deles, e é uma mostra do que acontece em nível nacional com os companheiros. Se um governo de oposição suceder o Lula, pode esperar que ele vai ter brigas constantes com todos os institutos de pesquisa estatais, pois estes estão hoje, infelizmente, totalmente "companheirizados".

Nenhum comentário: