Pesquisa do Palavrório

13.10.09

As mesmas falhas

Errar é humano, diz o velho deitado. Insistir no erro é burrice, diz a sabedoria popular. Mas há alguma maneira de se evitar cometer o mesmo erro repetidamente, vezes à fio?

Pois às vezes parece que não temos escapatória, vamos cometer sim o mesmo erro, sabendo que é uma grande cagada. Dá para evitar, mas não fazemos nenhum esforço para que isso aconteça.

O copo tá cheio, tá vazio, tá cheio de novo, esvazia rápido e de repente é você quem está cozido. Você já sabia que ia dar nisso, tem 40 anos nas costas, tem 25 anos fazendo a mesma besteira, e não muda.

Parece uma sina cometer o mesmo erro e decepcionar novamente quem você ama. Mas agora não dá mais para fazer isso. Tens uma esposa, tens filhos, tens responsabilidades. A ficha tem que cair, pois você pode perder tudo.

Lembra-te da semelhança e proximidade que sentias dos barboni italianos, dos beggars ingleses? Você foi um deles, em algum momento, em outra vida. Está nas tuas mãos não repetir o teu destino nesta vida, em não jogar fora o que vieste fazer aqui.

Acorda, antes que seja tarde.

Nenhum comentário: