Pesquisa do Palavrório

24.10.05

Perguntas erradas

O referendo sobre a proibição à venda de armas já passou, o não ganhou, e noves fora qualquer opinião que você tenha sobre o tema, a pergunta estava errada desde a sua formulação. E o governo atual, que realmente não sabe lidar com as palavras, não conseguiu fazer com que a sua vontade - a proibição - ganhasse.

A pergunta que deveria ter sido feita, e que não envolve a venda ou não de armas, é se a pessoa é a favor da vida. Se sim, e acredito que a maior parte das pessoas seja a favor, se começa a verdadeira discussão, que é sobre segurança pública, educação pública, saúde pública e políticas públicas de inclusão social.

O problema é que aqui na Botocúndia o que invertemos o conceito de público. A res publica, a coisa pública, é, ou deveria ser, de todos. No entanto, a pessoa aqui lê público e pensa que não é de ninguém. E dá-lhe pichação, roubo de fios de telefone e luz, depedração de pontos de ônibus etc. E como não é de ninguém, ninguém cuida. Por isso a escola pública é ruim, o hospital público é ruim etc.

A pergunta esteve errada desde o começo. E enquanto não quisermos agir para que a resposta certa - sim, sou a favor da vida - se torne realidade, pode fazer referendo até sobre a venda de espingarda de chumbo, que nada mudará.

P.S.: Pessoalmente, eu sou contra a venda de qualquer artefato feito única e exclusivamente para matar. Aí me dirão que uma faca ou um martelo também matam. Concordo, mas quero ver você cortar um bife ou pregar um quadro na parede com um 38...

Nenhum comentário: