Pesquisa do Palavrório

31.10.05

Diferenças cruciais

Hoje há um "grande" escândalo nos jornais ingleses. O ministro do Interior, Dave Blunket, foi acusado de ter ações em uma empresa que presta serviços ao governo (ainda que a um ministério léguas de distante do dele) e isso poderia gerar um conflito de interesses. O medo é que ele favorecesse a empresa, ou soubesse de informações privilegiadas, para ficar rico. E isso que ele tem um pacote de ações pequeno, nada grande.

Enquanto isso, aqui na Botocúndia, descobre-se que cerca de US$ 94 bilhões de dólares foram enviados ao exterior por meio das contas CC-5 do Banestado. No mundo inteiro não existe ladroagem maior que esta. Só para vocês terem uma idéia, a máfia russa mandou cerca de US$ 8 bilhões para fora da Rússia. Somos quase 12 vezes mais pilantras que os russos. E digo somos pois é a nossa grana, e é o nosso país.

Tento me lembrar sempre que o Brasil tem apenas 505 anos de civilização ocidental, e que tem menos de 20 anos de democracia constante. A primeira eleição depois da ditadura aconteceu em 1982, para governador e deputado e caterva. É pouco tempo para amadurecer conceitos como bem público (e que quer dizer de todos, e não de ninguém), responsabilidade fiscal, idoneidade, honestidade, lisura e outros que tais.

Me lembro sempre da Itália, que tem pouco mais de dois mil anos de civilização, e conseguiu eleger um Berlusconi, um Fini fascista e um Bossi maluco e ainda mais facista. E os Estados Unidos, ainda que frutos de uma colonização diferente, elegeram o Bush. Então, temos esperança.

Mas que é difícil acreditar às vezes, ah isso é...

Nenhum comentário: