Pesquisa do Palavrório

17.5.11

Preconceituoso

Descobri que sou preconceituoso. Desde a edição do novo livro de Gramática Portuguesa, em que "os livro" e outras estultices passaram a ser válidas, descobri que sou um preconceituoso linguístico. É, foi isso que disse a professora que escreveu o livro. Em algumas situações, se você disser "os livro", "dez real" e afins você pode ser discriminado pela maneira como fala. E eu discrimino mesmo. Não suporto um "para mim fazer", odeio um "eu se garanto" e tenho pavor de erros de concordância verbal.
Mas também tenho outros preconceitos. Sou um preconceituoso matemático também. Não aguento ver pessoas usando a calculadora para subtrair 49 de 70, ou para somar 12 e 18. Quando vou pagar uma conta qualquer e dou uma nota redonda (10, 20 ou 50) e vejo a pessoa usando a calculadora para saber o quanto me deve de troco, tenho vontade de gritar: "ei, está com preguiça mental?". Sim, sou preconceituoso matemático.
E também sou preconceituoso geográfico. Quando alguém fala que Miami fica na Europa, ou não sabe se o Chile é da América do Sul, ou pergunta se Paris e Londres ficam no mesmo país, tenho vontade de esganar a pessoa e enviar um mapa-mundi goela abaixo do sujeito para ver se aprende. Não vou nem falar do meu preconceito histórico, gente que embaralha a história para ela lhe ficar mais conveniente. Tenho raiva mesmo!! (Se bem que, nesse caso, normalmente todos têm raiva, pois são os governantes de plantão que tentam reescrever a história para adequá-la à nova realidade)
É bom tomar cuidado. Tantos preconceitos assim me levarão à prisão. A única vantagem é que será uma espécie de nova ágora: todos os que prezam a educação estarão presos por não suportarem as estultices de um grupo de pseudo-intelectuais que tenta justificar a ignorância, com o único objetivo de perpetuá-la e manter os ignorantes submissos, aguardando a esmola governamental. Será bacana ficar filosofando sem ter nada o que fazer.
Tristes tempos...

Um comentário:

B®uno Pettezzoni disse...

Excelente texto. Excelente Blog. Um abraço.

Visite: http://pettezzoni.blogspot.com/