Pesquisa do Palavrório

18.1.11

Envelhecer

Envelhecer é ter mais responsabilidades, e cada responsabilidade a mais é mais importante que as anteriores. Antes a maior responsabilidade era manter o quarto limpo e os brinquedos inteiros (não intactos, isso seria responsabilidade demais). Depois passamos a cuidar do dinheiro da mesada. Mais à frente, a responsabilidade por manter um namoro vivo era nossa. Aos 18, no máximo, a responsabilidade de devolver o carro dos pais inteiro.
Na vida adulta, tornamo-nos responsáveis por uma infinidade de coisas. Os impostos, o bem estar da esposa (ou do marido) e dos filhos, dos pais, dos irmãos, do resultado individual, coletivo e de toda a empresa, de tudo. Cada nova responsabilidade vem um pouco maior e mais pesada. Somos responsáveis pela nossa saúde, pois o corpo já não tolera mais os excessos de qualquer espécie - de sol, de chuva, de esforço físico, de comida, de bebida, de falta de esforço físico. Somos responsáveis pelo planeta, pois sabemos o que o destrói e o que não, e temos que cuidar disso também.
As responsabilidades se empilham uma sobre as outras, e nenhuma é deixada de lado. Continuamos responsáveis por manter o quarto limpo e os brinquedos (agora chamados de gadgets) inteiros. É uma após a outra, uma nova a cada instante, mais uma, mais.
Crescer é assumir mais responsabilidades. Mas que dá uma baita vontade de tirar férias de si próprio de vez em quando, ah isso dá!

Nenhum comentário: