Pesquisa do Palavrório

6.1.11

Correria sem fim

A cada dia aparece um novo aparelho tecnológico, muito mais avançado que o anterior. Você ainda não conseguiu explorar 30% do que o antigo fazia, mas já se vê compelido a comprar um novo. O seu monitor tinha 15 polegadas, mas por alguma razão você acha que precisa comprar um de 23. Sua TV tinha 38, agora PRECISA ter no mínimo 45, ser HDTV, surround sound, HDMI etc e tal, uma sopa de letrinhas sem fim. Melhor nem falar de celulares e computadores, as novidades são semanais.
Comprar, comprar, comprar, é só isso que fazemos. Comida já não é mais necessário, ninguém mais quer plantar ou trabalhar plantando ou criando animais. O lance é produtos de consumo. Compra-se para movimentar uma máquina perversa e sem sentido, pois a maior parte da humanidade (aquela que não morre de fome, é claro) só pensa no próximo item de consumo que terá em casa. Tem algo errado aí, a existência não deve ser apenas para se ter mais coisas, mais, mais...
Dá quase vontade de que algo grande e catastrófico realmente aconteça em 2012 para ver se a humanidade dá um break e se acalma nessa história. Parece que a onda está parando. Pesquisas nos EUA mostram que 44% das pessoas já têm tudo o que queriam, contra 36% de uns dois anos atrás. Não sei se essas pessoas vão repondo o que tem com aparelhos mais modernos, mas pelo menos se dizem satisfeitas com o que têm. Outra pesquisa mostrou que na Holanda já há muita gente que prefere ganhar menos e ter mais tempo livre com a família que ter mais dinheiro.
Pode ser uma tendência, tomara que seja. Dar uma paradinha, uma reduzida no ritmo, ser mais slow food e slow em tudo. Pois, se a vida é curta, se corrermos muito chegaremos mais rápido ao fim dela.

Nenhum comentário: