Pesquisa do Palavrório

11.2.08

Chega de empulhação (parte 1)

Cara, a gente vai cansando do que fazem aqui e em muitos países do mundo. O discurso de quem está no poder é pura empulhação. Vejam só o que dizem todos (com raríssimas exceções): "queremos o ensino público gratuito!" Que balela!! Do jeito que é hoje, as chances de que ele seja de baixa qualidade, que atraia professores ou movidos pela paixão de ensinar (que muitos há, com certeza, mas que abandonam sua paixão quando vêem a remuneração que percebem) ou sem competência, mas desairosos de se tornar funcionários públicos e viver na mamata.


Pois é. Tenho um tio que uma vez me disse uma coisa que até hoje me marca e que tenho certeza que funcionaria e acabaria com uma tacada só a moleza dos professores que fingem que ensinam, do estado que finge prestar ensino e do nosso dinheiro pago em impostos sumir nos escaninhos do Ministério da Educação e seus "n" sub-órgãos.


Ele falou que o melhor seria cada criança em idade escolar receber um cheque mensal, cheque que só poderia ser utilizado para pagar mensalidades escolares, para gastar na escola que quisesse. Veja bem, TODAS as crianças receberiam o cheque do mesmo valor. Se o pai da criança quer colocá-lo em uma escola que custa mais do que o cheque que recebe, ele paga a diferença.


E as escolas seriam todas privadas. Aí todas competiriam para melhorar os serviços prestados, ou seja, melhorar a educação. Como todos seriam funcionários privados, não teriam a chance de ficar parados três meses recebendo por salários, o dinheiro não se perderia pelo caminho pois o cheque significaria dinheiro na mão da escola direto, o governo deixaria de ter sabe-se lá quantos mil professores, diretores, sub-diretores etc... E para garantir a qualidade, o Estado só permitiria que escolas certificadas pelo Ministério da Educação (que enfim teria dinheiro para montar uma estrutura de fiscalização e controle decente) com notas boas no Enade.


E o que teríamos com tudo isso? "Ensino gratuito universal!!!" O que é melhor, que todos tenham direito à escola ou que a escola seja pública? Percebem a empulhação que o corporativismo de uma classe (normalmente associada a partidos da esquerda jurássica) tenta nos passar? Eles não querem ensino para todos, querem é ensino público. Nunca falam no universal. Se a criança recebesse o cheque e usasse na escola que sua família escolher, desde que todas recebem, não é melhor que ter todo um sistema que é ineficiente? Sem contar que assim todos receberiam o benefício, ou seja, quem paga impostos e quem não paga seria beneficiado. Hoje quem tem filhos em escolas particulares paga duas vezes pelo ensino, uma na mensalidade e outra nos impostos.


Chega de empulhação, vamos pensar diferente este país!!

Nenhum comentário: