Pesquisa do Palavrório

24.5.07

Mundo corporativo

O mundo corporativo é engraçado. Como em todos os lugares, estamos sujeitos a cometer erros, alguns até bem graves (leia-se bem, graves do ponto de vista financeiro, um erro que pode implicar na perda de clientes, ou na perda de receita, enfim, dinheiro dos acionistas que vai pelo ralo). Mas, longe de nos preocuparmos com este dinheiro, estamos preocupados é com a mijada que levaremos do chefe.

É isso mesmo, no fundo somos ainda crianças. Quando cometemos um erro, tentamos fazer com que ninguém descubra-o para continuarmos trabalhando em paz e tentar não repetir o erro. E, quem sabe, fazer com que a memória coletiva esqueça o erro cometido. A primeira reação ao errar é "putz, vou levar uma mijada do meu (da minha) chefe". É fatal, somos crianças ainda, não crescemos. Temos medo de ser descobertos, de levar uma carraspana, uma surra.

E li estes tempos que os grandes executivos na verdade são como crianças mimadas. As empresas dão tudo a eles, pela estrutura empresarial muitos dos erros acabam sendo deixados de lado e relevados, como se faz com toda criança mimada, e eles assumem responsabilidades parciais pelas coisas.

Acho que temos até mais medo da bronca do chefe que a demissão. Neste caso, a demissão só apavora se vier com bronca. Se não vier, ufa, pelo menos não fui desancado...

Nenhum comentário: