Pesquisa do Palavrório

23.5.07

Um grande vazio

Está na capa da Carta Capital, um milhão de brasileiros tomam Prozac diariamente. Na Inglaterra, já há traços do anti-depressivo na água dos rios. É Prozac que sai no xixi dos ingleses. A fabricante do Prozac depende deste produto que representa 25% de suas receitas. O que há de errado no mundo?

A maior parte das pessoas vive existências sem sentido, em um mundo que não oferece grandes perspectivas de vida futura. Os objetivos são quase todos eles materiais: ter uma casa grande, ter um emprego bacana, que me pague bem, comprar um carro, viajar etc. Não há objetivos morais ou espirituais na maioria das pessoas, ainda que a maioria delas almeje uma vida calma em família e junto aos amigos. Algo se perdeu nessa trajetória.

A rotina é de desempenho, de busca incessante de lucro (e estou nessa também, aplico na bolsa de valores...), de conquistas. Parece linguagem de guerra. Conquistar mercados, aumentar o patrimônio, ter mais, mais, mais... E se você trabalha em uma grande empresa, você se sente um boi sendo sugado por parasitas que querem sempre mais, para quem nada nunca está bom o suficiente. Um mundo estranho. E isto que somos nós que fazemos este mundo. Que mundo...

A continuar do jeito que está, o mundo acaba logo e aí teremos um novo mundo. Vivemos um momento de mudanças, espera-se que para melhor. Mas acho que ainda temos um tanto de estrada até o fundo do poço antes de começarmos a subir.

Nenhum comentário: