Pesquisa do Palavrório

22.2.06

Perturbador

O último filme do Woody Allen merece no mínimo este adjetivo: perturbador. Além de ser um pusta filme, ele te deixa incomodado, ele te faz pensar, ele mexe com as tuas crenças e com a tua visão do mundo.

Não é um filme comum do Woody Allen. É um drama. E um pusta drama, em nenhum momento temos a certeza do que acontecerá, tão bem escrito é o filme e tantas reviravoltas ele dá (agora me lembrei que em um momento o personagem principal do filme toma uma atitude que não parecia pensada até então, algo totalmente imprevisto, e uma professora de Creative Writing minha me disse que tal reviravolta era um ponto fraco em um conto meu, pois nada indicava que aquilo aconteceria. Bom, se o Woody Allen fez, por que não eu?), retomando, tantas reviravoltas ele dá que é impossível adivinhar o seguimento dele.

E por que ele é perturbador? Porque ele mexe com a questão da moralidade, ou melhor, da amoralidade. Do que um homem (ou uma mulher) é capaz para manter o seu bem estar físico e material? Que gestos ou atitudes ele considera válidos? E ele dormirá bem após fazer isto?

Hoje em dia vemos que a moral, ou melhor, a consideração com o outro ser humano, anda em baixa. Vale tudo nesta grande selva capitalista, onde mais do que nunca o homem é o lobo do homem na busca de mais, mais, mais. Os resultados estão aí para que todos vejam: consumimos os recursos naturais com uma voracidade inaudita, e provocamos catástrofes climatológicas; a corrupção é vista com aparente naturalidade, e pequenos roubos e deslizes, desde que não matem ninguém, são até perdoados, afinal, todos fazem (como um beócio disse recentemente); crimes contra o ser humano são cada vez mais horripilantes e comuns, e não fazemos nada.

Posso até estar influenciado pelo livro que estou lendo, A História Universal da Angústia, de W. J. Solha, onde vemos que a crueldade humana parece não ter limites. Mas ver um ser plenamente amoral como o personagem de Woody Allen perturba e faz pensar se estamos fazendo algo para mudar este mundo.

Nenhum comentário: