Pesquisa do Palavrório

14.2.06

Universos paralelos

Ponha um livro de física quântica junto com o Senhor dos Anéis e temos mostras de quão imaginativa pode ser a mente humana.

A física quântica tenta explicar que temos entre 10 e 11 dimensões no nosso universo atual, sendo que vemos ou sentimos apenas quatro, e aprendemos que existem “n” histórias possíveis para todos, mas escolhemos aquela que nos dá a chance de perguntar qual história é mais plausível. Assim, poderíamos ter duplos ou triplos de nós mesmos andando pelo universo, estatisticamente falando (não que tenha acontecido de verdade).

A relação com o Senhor dos Anéis, a trilogia do Tolkien, é meio difícil de explicar. Afinal, o cara inventou da cabeça dele um universo grande, enorme, complexo, longo, com muitos anos e com centenas de personagens importantes. Fiquei imaginando a cabeça dele fervilhando de idéias e saindo anões, elfos, hobbits e magos, criaturas sem fim que os filmes ajudaram a visualizar.

São universos paralelos, que podem muito bem existir, afinal, as leis do universo permitem que se exista diversos caminhos entre dois pontos. Por pontos entendemos aqui que uma partícula sai de um lugar no tempo-espaço e vai a outro por “n” caminhos possíveis (essa é a teoria de Feynman). Então, toda história fictícia existe de fato, nós só não a vemos nem a vivemos de fato.

E tantos universos – Star Trek, Star Wars, o mundo de Artemis Fowl e tantos outros de que não me lembro agora – sendo continuamente criados a partir de cabecinhas humanas deliciosamente malucas...

Belas histórias!!

Nenhum comentário: