Pesquisa do Palavrório

9.2.06

Comunidade fechada

Ontem, no grupo de estudos a que freqüento, um senhor contou uma grande lição de moral que teve no seu primeiro emprego. Ele falou de um senhor que deixava as suas coisas sempre destrancadas no ambiente de trabalho, seguro de que não seria roubado. Seu ponto de vista era que aquela era uma comunidade fechada e que dentro dela não haveria como um roubo passar despercebido.
Claro que todos falaram que isso é impossível no mundo atual, pois somos seis bilhões de pessoas, com grandes desigualdades sociais, com ganância, inveja e cobiça. Tudo isso praticamente nos obriga a viver trancados ou trancafiados para garantirmos o nosso patrimônio.
Esquecemos que a Terra é uma comunidade fechada. Tá, são seis bilhões de habitantes, mas qual é a saída da Terra? (mesmo que você acredite em vida após a morte, o que está lá é fora da comunidade) Vivemos numa comunidade fechada de seis bilhões de pessoas, e seria muito bom poder deixar tudo livre por aí e destrancado pois saberíamos que seríamos respeitados e nossas posses não desapareceriam.
No entanto, ainda não estamos prontos para isso. Que ruim...

Nenhum comentário: