Pesquisa do Palavrório

29.7.13

A realidade dói

Em algum momento de nossas vidas percebemos que temos mais responsabilidades e deveres que direitos. Não sei exatamente quando isso acontece, mas fatalmente acontece. Talvez isso esteja acontecendo tarde demais para todos nós. Sem querer repetir o que a Eliane Brum já escreveu de maneira definitiva ("Meu filho, você não merece nada", em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI247981-15230,00.html), quando a experiência acontece com você ela dói mais.

Dói quando você percebe que você lutava por muitos direitos, mas parecia pouco inclinado a aceitar seus deveres. E, aos 20 e passa anos, ainda achava que merecia muita coisas, mas tinha feito muito pouco para realmente conquistá-las. Dói ver a retrospectiva da vida e perceber que você era um bosta como todos aqueles filhinhos de papai que você criticava, quando na verdade era apenas mais um, somente sem as roupas de grife.

Dói quando você vê seus filhos, que você tinha certeza que estava educando direito, começar a reclamar de não ter tardes durante a semana livres. E não adianta falar sobre a quantidade de jovens que não têm escola, que estão ralando durante o dia para fazer um curso noturno em escola pública de péssima qualidade e que não terão futuro. Não adianta falar que sem esforço não se consegue nada. Não adianta comparar, mostrar e provar. A certeza do adolescente é inabalável e não há argumento que o faça demover da ideia.

Dói perceber que somos mal agradecidos pelo conforto que temos, pela comida que colocamos sobre a mesa, pelo tempo livre para o cérebro pensar em vez de sermos apenas autômatos que trabalham para pagar contas. Dói perceber que continuamos não merecendo muita coisa, e que isso está se perpetuando.

Como fazer para passar a dor? Acordar é já um começo, trabalhar com afinco também, mas fora isso, não sei exatamente o que fazer. Ficarei com a dor e a dúvida, por enquanto.

Nenhum comentário: