Pesquisa do Palavrório

5.12.11

Natal bissexto

Tenho uma proposta: vamos transferir o Natal para 29 de fevereiro? Estou absolutamente convencido de que seria ótimo para todo mundo, exceto para quem lucra com uma festa que deveria ser de cunho intimista, que levasse as pessoas à reflexão.
Há uma razão básica para se transferir o Natal para 29 de fevereiro. Do jeito que é hoje, ele só provoca estresse nas pessoas. Não há um conhecido que não reclame da correria de fim de ano: festas de confraternização profissionais, compromissos familiares, encerramentos aqui e ali e tudo coroado com a inevitável caçada por presentes e lembranças que são obrigatórios em todos os compromissos. As pessoas já reclamam das festas, mas do que elas não gostam mesmo é das compras natalinas.
As pessoas também não gostam da comercialização do Natal. Não há mais o tal do espírito natalino, tudo o que restou foi a troca de presentes, que a cada ano devem ser mais sofisticados, caros etc. A festa familiar (tudo bem, já não há mais famílias como havia antigamente...) sobrevive em um ou outro lugar, mas apenas para quem tem crianças pequenas. A galera entre 15 anos e além que gosta de balada sempre tem alguma para ir após a meia-noite. É tiro certo: assim que batem as 12h no relógio, eles se levantam da mesa, eventualmente pedem licença e vão pra gandaia.
Ou seja, não há mais o que comemorar. Logo, vamos transferir para o dia 29 de fevereiro. Se o Natal acontecesse a cada quatro anos, ele voltaria a ser valorizado. Todo o estresse de compras natalinas sumiria, afinal, há mais tempo para se pensar nas compras entre 1º de janeiro e 29 de fevereiro, aproveitaria-se as férias de cada um para isso e os presentes poderiam ser melhores, mas significativos para as pessoas. O dia 29 também poderia ser declarado o dia fora do tempo, como aqueles malucos que querem um novo calendário propõe, e seria feriado. Mas só quando acontece, ou seja, teríamos um dia a mais de trabalho no ano (o que é bom, já tem muito feriado).
Por fim, não há problemas quanto à mudança de data. Os cristãos escolheram o dia 25 por ser próximo do solstício de inverno. Mas eles eram europeus, no hemisfério sul é o solstício de verão. Como ninguém sabe que dia mesmo nasceu o Cristo (e também não sabem que dia morreu, visto que a Páscoa é uma data flutuante), por que não dizer que nasceu no dia 29? O fato de acontecer a cada quatro anos com certeza aumentaria o misticismo e a euforia em torno da coisa. Mal comparando, é como Copa do Mundo de futebol e de vôlei. Enquanto essa, que é anual, não tem praticamente nenhum appeal, a outra movimenta zilhões de dinheiros. Quem está mais certo?
Está lançada a campanha. Só falta agora um esotérico/astrólogo/numerólogo que invente uma justificativa arcana para a mudança na data de nascimento do Cristo para nós ocidentais. Sim, porque os católicos ortodoxos comemoram o Natal no dia 07 de janeiro, ou seja, a data é pura convenção.

Nenhum comentário: