Pesquisa do Palavrório

16.12.11

Tempus fugit

Recebo a notícia de que querem tirar o Mercato di San Lorenzo do lugar
onde ele está há uns seiscentos anos, pelo menos. Diz o prefeito de
Florença que é para dar uma melhorada na praça, valorizar a bela
Chiesa di San Lorenzo, que tem sua fachada inacabada pouco vista por
conta das barracas dos camelôs que ali trabalham.
É uma pena. Ainda ontem eu trabalhei nesse mercado, aprendi a ser
gente de verdade ali, longe da barra da saia da mãe, contando apenas
comigo e com poucos e bons amigos para dizerem que eu era um cara
bacana. Foi ontem, 20 anos atrás.
Aí me pego pensando no que eu fiz nesses 20 anos, que passaram rápido
demais, e me vem um monte de perguntas. Será que fiz as escolhas
certas? Por que estou aqui, agora, fazendo isso que faço? Eu poderia
ter percorrido outro caminho, que me levasse a outra profissão, outra
cidade, outro país, sei lá, uma outra vida, no fim das contas? E,
claro, a pior pergunta de todas: eu estou satisfeito com as escolhas
que fiz?
Deve ser essa a tal da crise dos 40, quando a cabeça ainda lembra com
bastante frescor o que aconteceu quando você tinha 20 mas já há uma
pusta consciência de que você já dobrou o Cabo da Boa Esperança e
agora seu corpo e sua mente só tendem a piorar, a fraquejar, a falhar
com mais frequência. A idade chegou, é isso. E se os próximos 20 anos
forem tão rápidos quanto os 20 precedentes, não será fácil aguentar a
barra. Aguentaremos, pois é o que nos resta, mas vai ser f...
Tomara que não mudem o Mercado de lugar para eu pelo menos poder
voltar fisicamente a uma bela época da vida. Não será possível
revivê-la, mas relembrar já será muito bom.

Um comentário:

Pretty women disse...

Amei seu texto!!! Não tenho muita certeza,mas acho que só encontaremos este bar em Pasárgada, a cidade-sonho de Bandeira. A gente se vê lá...