Pesquisa do Palavrório

18.8.09

Existe verdade?

Eu tenho lá minhas dúvidas de que exista uma única verdade. Costumo brincar com os advogados que conheço que, se existisse mesmo uma única verdade, os advogados não seriam necessários. Bastaria chegarem as duas partes de um contencioso ao tribunal, frente a frente, contar o que aconteceu de verdade e pronto, um juiz diria quem tem razão (que não é verdade) e fim da história..

Mas claro que isso não acontece. Os advogados são necessários pois eles tentam fazer valer uma versão da verdade, a versão que o seu cliente está contando. Eles abrem mão de todos os argumentos possíveis para convencer o juiz e os jurados de que seu lado tem mais razão que o outro. E o advogado do outro lado está fazendo a mesma coisa, mas pegando outro caminho.

Tem um livreto póstumo do Schopenhauer, 38 estratagemas para se obter a razão, que explica de maneira bem simples que a verdade é apenas um conceito filosófico, e que em uma discussão o que todos querem é obter a razão, sair com a palavra final do embate. Nada de prevalecer a verdade, nada disso.

E se pensarmos no jornalismo, a coisa fica ainda mais fluida. Pois, dependendo das crenças do jornalista, acreditar no que ele diz é acreditar na versão que ele deu às versões das pessoas que entrevistou, ou seja, o segundo ou terceiro relato do que aconteceu. Será realmente verdade o que está escrito?

Talvez a verdade esteja mais para o conceito de partículas subatômicas. Parece louco, mas não é. Na física quântica, a maneira como se observa algo influencia diretamente no resultado do que é observado. O pesquisador e seus apetrechos de pesquisa afetam as partículas, de modo que temos sempre resultados aproximados ou convergentes após muitas e muitas observações, mas nunca um resultado único. Uma verdade quântica, que nunca é definitiva.

Não que isso nos ajude muito a compreender o mundo que aí está, mas poderia diminuir muitos conflitos pessoais, profissionais e até diplomáticos entender que há várias versões da verdade, e que buscar a convergência entre elas seria mais produtivo que impor uma delas à força a quem quer que seja.

Nenhum comentário: