Pesquisa do Palavrório

13.8.09

Em busca de sentido

Em 2012, o mundo acaba. Pelo menos, é o que os maias disseram. Pode até ser que o mundo físico não acabe, mas talvez tenhamos que ver essa profecia mais como uma metáfora. O mundo como o conhecemos hoje pode ser que acabe. O mundo com os valores que são vigentes hoje talvez acabe. O mundo em que ter é mais que ser poderá ter seu fim. O mundo em que a aparência vale mais que a essência poderá não mais existir depois daquela data.
Não que um grande cometa moral virá dos confins do universo para atingir a consciência de todos. Talvez será apenas o ápice de um grande desconforto pelo qual passa a humanidade hoje em dia, em que muita gente acaba perguntando o que está fazendo nesse mundo e não percebe sentido no que faz diariamente. A cada dia, mais gente se faz essa pergunta. Claro, gente que já passou a barreira da mera sobrevivência diária e pode filosofar sobre o sentido da vida. Mas o contingente é cada vez maior.
São pessoas incomodadas com a destruição do planeta, com a busca incessante do lucro pelo lucro como motivo maior de tudo, com a competição desenfreada em todos os campos, com a ambição desmedida de muitos, a riqueza acumulada de poucos em detrimento da pobreza de muitos. Sem ser inocente, parece haver um desconforto com a maneira como o mundo funciona hoje. Ainda não há uma alternativa a isso, por isso o grande desconforto.
Sobreviveremos ao que vier, independente do que seja. Só espero que seja em um mundo um pouco melhor, para que deixemos alguma herança bacana para nossos filhos.

Nenhum comentário: