Pesquisa do Palavrório

16.10.08

Resiliência humana

Há pelo menos 20 anos ele está nas ruas de Curitiba. É um mendigo, de pele negra, sem a perna direita, e que cambaleia pelas ruas com apenas uma muleta. Sua "morada" é próxima à Praça Rui Barbosa, uma das principais da cidade. Não poucas vezes eu o vi dormindo no meio da calçada, de qualquer calçada, com movimento ou sem. Nunca vi ele nem abrir a boca para pedir esmolas, mas, de alguma maneira que me intriga, ele sobrevive.

 

Eu sei que ele tem uma missão nesse mundo, e a missão dele é nos ensinar alguma coisa. Somos nós, que temos conforto material e boas condições de vida, que temos que nos mexer para mudar o mundo. No entanto, eu me pergunto sempre o que leva pessoas como ele a insistir sempre em sua missão. Não seria mais fácil desistir de tudo, largar dessa vida e esperar a próxima encarnação para ver o que acontece?

 

Parece mais fácil, mas ele e outros milhares de mendigos espalhados pelo mundo não fazem isso. Continuam vivendo pelas ruas, sem abrigo, sem conforto, esperando as migalhas da bondade humana que eventualmente lhes são jogadas. Continuam ali para tentar nos ensinar alguma coisa, algo que nós, teimosamente e por conforto, insistimos em não aprender.

Nenhum comentário: