Pesquisa do Palavrório

15.10.08

Psicologia corporativa

Trabalhar em uma empresa grande pode dar vários insights sobre a psicologia humana. É que, mesmo em um "organismo" com milhares de pessoas, vemos a repetição de alguns comportamentos que indivíduos possuem.

 

Por exemplo, a mania que temos todos de tentar colocar a culpa nos outros. Em uma empresa, é praticamente impossível que alguém diga que a culpa é sua ou de seu departamento. Na maior parte dos casos, o problema está ou no Jurídico, que não entregou o contrato revisado, ou no Compras, que demorou para liberar o pedido de compra de material, ou no Marketing, que fez um produto errado e uma propaganda feia, mas nunca no departamento correto, Vendas por exemplo, que não consegue vender nada.

 

As empresas também sofrem um pouco de instabilidade emocional. Pessoas, quando submetidas a situações de estresse, tentam várias alternativas para se livrar disso, algumas saudáveis outras não. Na crise dos dias de hoje, por exemplo, as empresas estão todas batendo a cabeça internamente para rever planos de negócios, rever orçamentos, metas de crescimento, tudo. Ninguém sabe se a crise durará ou não, e antes mesmo de qualquer coisa ser definida, todos estão em pânico, sem saber o que fazer.

 

Claro que vários pensadores já viram nas organizações organismos vivos, com comportamentos semelhantes a seres humanos. Só que ninguém disse como esses monstros vão ao divã para se curarem. Onde está o Freud dessa turma? Qual será o trauma de infância das organizações? Complexo de Édipo, de Electra? E a inveja do pênis (já que são as organizações, não "os" organizações), qual é o pênis invejado pelas empresas? Dúvidas, dúvidas...

2 comentários:

Anônimo disse...

possui email p contato!sou psicológo! e estou iniciando trabalhos em empresas!!!!

Unknown disse...

Felizmente, não trabalho mais em uma corporação gigantesca. Logo, não teria como lhe ajudar.