Pesquisa do Palavrório

26.1.06

Um pouco de conversa séria

Nos últimos tempo eu tenho evitado a conversa séria. Sei lá, vontade de dar uma pausa na atividade cerebral e ficar concentrado apenas nas besteiras que assolam o planeta. Mas hoje retomamos um pouco a seriedade.

Não apenas porque o Hamas ganhou na Palestina - afinal, esse é também um referendo "Você acha que os homens-bomba funcionam?" - mas por uma discussão (amigável) com uma colega de trabalho.

Começou com uma discussão amigável com uma colega de trabalho a respeito da eleição do Evo Morales na Bolívia. Ela, uma direitista de carteirinha, se perguntava onde o mundo ia parar. Eu falei que essa era uma reação. O comunismo não deu certo, o capitalismo está aí mas os povos não são mais felizes - pelo contrário, aumentam as incertezas todo o dia, ninguém dorme tranqüilo com medo de perder o emprego pois logo vem uma reengenharia - e as sociais democracias também não conseguem trazer prosperidade espiritual para seus povos.

Restou o quê? Tentar o socialismo (e não me encha o saco, comunismo não é socialismo, são coisas bem diferentes). E assim vence a mulher lá no Chile, vence o Lula, vence o Morales, pelo menos em países onde as diferenças sociais são gritantes. Em Portugal, por exemplo, o novo presidente é de direita.

A discussão esquentou quando eu disse que os sistemas de ensino e de saúde de Cuba são os melhores da América (incluamos aí Estados Unidos e Canadá). E fui rechaçado de maneira veemente. "Como você pode defender o Fidel?" Eu não defendi ele, defendi apenas a saúde e a educação cubanas. E uma prova que o sistema de ensino cubano é bom é que sempre tem gente querendo fugir de lá, ou seja, é ensinado que há um outro lado. Ou você lê notícias de coreanos do norte que tentam fugir? Nunca tem.

Então, pois até o momento são apenas idéias desconexas, sem eira nem beira, o que quero dizer com isso? Na prática nada, a não ser que ainda acredito na paz entre judeus e israelenses e que acho o socialismo melhor que o capitalismo. O problema somos nós humanos que não sabemos ainda deixar de ser egoístas. Quando conseguirmos fazer isso, aí poderemos ser socialistas. Até lá, dá-lhe trabalhar, muitas vezes sem nem saber porquê.

Obs.: Minha colega ficou decididamente chocada quando disse que Jesus, se vivo, seria excomungado pelo Papa. Leia com atenção suas palavras e veja se ele não foi o primeiro socialista...

Nenhum comentário: