Pesquisa do Palavrório

24.1.05

O fim está próximo

E dessa vez a notícia é quente. Um relatório mostra que, se nada for feito para coibir as emissões de gás carbônico na atmosfera, em 10 anos ela atingirá o limite de tolerância, e a Terra passará por modificações permanentes, entre elas o derretimento de parte das calotas polares e provavelmente o fim de Veneza e outras cidades ao nível do mar.

E as notícias ruins não são apenas essas. Recentemente descobriram que a poluição tem dois efeitos principais na atmosfera. Um já é manjado, que é esquentar o planeta. Já o outro era desconfiado, e só recentemente foi confirmado: as partículas sólidas suspensas no ar refletem a luz do sol. Ou seja, a poluição ajudou o planeta a não esquentar tão rápido.

Esse dado, até então ignorado pelos cientistas, mostram que, se a poluição parasse totalmente hoje, amanhã entraríamos em uma nova era glacial, pois a luz do sol seria refletida por essa poluição sólida, e o calor da terra escaparia, pois não haveria mais estufa.

Resumo da ópera: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Arriscamos ou morrer encalorados ou congelados, e a curto prazo não há nenhuma solução a vista. Quem sabe o negócio não seja se congelar, esperar que a coisa melhore, e depois voltar a viver. Mais ou menos como o Capitão América, o Buck Rogers e outros que ficaram congelados um tempo.

O risco é voltar em um mundo pior ainda. É, melhor ficar por aqui mesmo, e tentar consertar o que der.

Nenhum comentário: