Pesquisa do Palavrório

27.1.05

Hospitalidade

Os brasileiros acreditam que, dentre todos os povos europeus, os mais parecidos conosco são os italianos, os portugueses e os espanhóis, não necessariamente nessa ordem, dependendo da ocasião. Mas eles estão errados. O povo europeu mais parecido conosco é o irlandês.

E isso não é conversa de bêbado. Apesar dos 300 dias de chuva que há por lá, taí um povo que não desistiu de nada ao longo dos anos. E olha que os caras se ferraram por um bom tempo. Um longo período de domínio britânico, seguido de uma independência não integral – a Irlanda do Norte continua sob a guarda da Elizabeth II –, tudo isso acompanhado de vários períodos de êxodo de sua população jovem, que foram tentar a sorte nos Estados Unidos e outros lugares do mundo.

Essa onda ruim já passou faz tempo, e agora a Irlanda é o país que mais cresce na Europa e que passou a ser um destino de imigrantes, em vez de fornecedor. E apesar disso a Irlanda mantém características de país pequeno, com cidades menores ainda. A maior cidade da Irlanda, a capital Dublin, tem um milhão de habitantes. A segunda cidade, Cork, tem apenas 130 mil. E Galway, a terceira, tem 57 mil. Ou seja, só cidades pequenas.

E em qualquer pub da Irlanda, um desconhecido só o é quando entra no bar. Alguns minutos depois, ele já é um local, e está enturmado. Como dizem os irlandeses, não existem estranhos, apenas amigos que você ainda não encontrou. E não esqueçamos nunca do nonsense que permeia todas as atividades da Irlanda. Quanto menos lógica for uma ação, mais chances de ela acontecer nesse país. Quantas vezes você ouviu falar de caras pegando carona com geladeiras duplex? E conseguindo pegar carona, o que é mais bizarro? Pois lá acontece.

A Irlanda é um tesão. Vá para lá, tome pelo menos uma Guinness por dia, e quando chegar a Dublin, vá à Porterhouse, onde você toma cervejas do tipo da Guinness (stout) muito melhores, e pronto. Você está apaixonado, e já começa a pensar em uma casinha em Dingle (que tem só 1,5 mil habitantes, mas é um tesão!). Quem sabe?

Nenhum comentário: