Pesquisa do Palavrório

29.1.15

Era a macroeconomia, mas ninguém quis ver

Ou melhor, 53% das pessoas não quiseram ver. Durante oito anos, o governo esqueceu todo e qualquer fundamento macroeconômico e deu no que deu. Todos os níveis de governo estão quebrados, e há um efeito dominó na economia que resultará em tempos muito duros para todos.
Começa mais ou menos com os estados e União não pagando os fornecedores. Esses, por sua vez, não pagam os funcionários ou os impostos ou os fornecedores. Quem tinha capital de giro já o gastou apenas para ficar respirando, um pouco acima da linha d'água. Sem dinheiro, os trabalhadores irão às ruas protestar ou demitidos mesmo, um dos dois. Com menos dinheiro nas ruas, haverá menos comércio, logo, menos arrecadação de impostos, e aí o círculo viciou e fica difícil sair.
Claro que tem saída. Mas alguém acha que nossa presidanta irá fechar 20 ministérios, pelo menos, e demitir metade dos funcionários comissionados que garantem a boquinha de uma dezena de partidos, pelo menos? Alguém aí vê espírito cívico nos legisladores e vontade de cortar os cargos comissionados pela metade, as verbas de gabinete pela metade, os benefícios do cargo pela metade? E nos nossos doutos juízes e desembargadores, algum sinal de espírito de união e sacrifício para abrir mão do auxílio moradia, que seja?
Tá mais fácil a Cantareira encher em uma semana que vermos isso.
Salve-se quem puder.

Nenhum comentário: