Pesquisa do Palavrório

23.11.11

Privatiza tudo!!

A cada dia avolumam-se as denúncias de corrupção em todos os níveis de governo - municipal, estadual e federal - e em todos os poderes - executivo, legislativo e judiciário. E como os que roubam são parceiros de crime dos que fiscalizam, nada é feito.
Por isso quero privatizar tudo!! Tudo mesmo, até o governo. A empresa que ganhasse a licitação, ou as empresas que ganhassem, seriam remuneradas de acordo com a melhora dos índices propostos. Parece complicado, mas é simples. E, garanto, teria muito menos roubalheira que agora.
A empresa que ficasse com o sistema de saúde, por exemplo, seria remunerada pelos seguintes índices: ausência de filas para atendimento, exames marcados e realizados em tempo decente, especialistas à disposição, cirurgias sendo feitas quando necessárias, hospitais limpos, laboratórios de análises clínicas adequados etc. "Ah, mas você tá transformando a medicina em mercadoria!" Não, estou querendo remunerar alguém por um serviço bem feito. Hoje, eu pago esse alguém (SUS) do mesmo jeito, não usufruo e ninguém é responsabilizado quando alguém que precisa do SUS morre. Adianta ser estatal?
Na educação, também. A cada melhora na nota do Brasil no PISA, no Enem e em outros indicadores, a empresa responsável ganha mais. De novo, eu já pago impostos e tenho que pagar escola pros meus filhos, logo, pago duas vezes pela educação deles. E mesmo assim, o Ministério da Educação não fiscaliza ninguém e, quando o ensino é ruim, ninguém é punido. Mas temos cinco milhões de funcionários públicos no setor de educação no Brasil, mas só dois milhões de professores. O resto é gente que fica em escritórios ou sindicatos reclamando de falta de verba para os salários deles, não para o dos professores.
Isso serve para tudo. Até para energia elétrica, área que os defensores da presença do estado chamam de estratégia e sensível. Pois bem, quem foram os responsáveis pelos últimos apagões? A energia gerada em Itaipu (estatal) é entregue a Furnas (estatal) para ser transportada até São Paulo em um sistema gerido pelo ONS (estatal). Tudo fiscalizado pela Aneel (autarquia estatal). Algum punido? Alguma multa? Logo, de que adianta ser estatal? Agora, remunera a empresa pela qualidade do serviço. "Ah, mas olha a telefonia, todas são privadas e estão cheio de defeitos." Estão, concordo. Mas ninguém se lembra que quando era tudo estatal era muito pior (só era melhor pra quem trabalhava nelas ou era amigo dos presidentes, governadores, ministros etc...) e que nunca deixaram a Anatel trabalhar direito. Deixa pra ver se não melhora.
O Executivo inteiro pode ser privatizado, e a remuneração seria diretamente proporcional à qualidade de vida das pessoas. Melhorou, ganha mais, piorou, ganha menos ou paga ou pede pra sair. O nosso Legislativo é uma piada, podia ser extinto que não faria falta atualmente. E o Judiciário também seria privatizado. As bancas de advogados que garantissem julgamentos céleres, com amplo direito de defesa, aplicação efetiva de penas e tudo mais ganhariam por isso, por essa taxa de sucesso. E não adianta dizer que Justiça não pode ser privada. Pergunto se a estatal tem dado certo...
O único defeito disso tudo é que seríamos nós os responsáveis por fiscalizar tudo. E como continuamos esperando o estado mãe, que nos dá tudo sem pedir nada em troca, que nos deixe na moleza, isso nunca dará certo... Que pena.

Nenhum comentário: