Pesquisa do Palavrório

26.2.07

Pequenas boas notícias

Vendo o jornal no fim de semana, cheguei a uma conclusão (que pode ser revista a qualquer momento, diga-se de passagem). Para mim, o Brasil só vai pra frente devido a uma grande série de pequenas boas notícias.

Digo isto porque há sempre uma avalanche de más notícias em nosso País. A criminalidade correndo solta, a impunidade reinando desde os grandes criminosos, muitas vezes estes travestidos de senadores, deputados e outros "dotôres da lei", a corrupção que grassa no Poder Público e rouba dinheiro que deveria ser aplicado em Saúde e Educação, uma legislação trabalhista, previdenciária e tributária caindo de podre, enfim, notícia ruim é o que não falta.

Mas são as notícias pequenas que trazem alento. Saber que o BC tá comprando dólar adoidado para segurar a situação significa que os juros vão baixar rapidinho, ou o País não vai exportar nem mulata daqui a pouco. Saber que o volume de dinheiro captado na Bovespa pelas empresas já é superior ao captado em bancos. Ver que há cidades em que projetos simples conseguem erradicar o analfabetismo. Saber que finalmente as empresas de Saneamento estão notificando os vagabundos que jogam o esgoto em fossas quando têm a rede coletora em frente a casa e não fizeram a ligação por "não saber que tinha" (mas reclamaram pra caramba quando se cavava o buraco para por o quê?, tatu em frente a casa?). Que o Instituto de Neurociências de Natal já tá funcionando e bem.

Claro, estas notícias não dão manchete pois não chamam a atenção. No news is good news, bad news is good saling news, good news isn't news, modificando um pouco o ditado que faz jornais no mundo todo venderem. Mas temos que ir pescando estas notícias para acreditar que este País enfim deixará de ser do futuro para ser do presente.

Oxalá meu pai!!

Nenhum comentário: