Pesquisa do Palavrório

20.11.06

Há que ter fé

Não há dificuldade que não possa ser superada. Pode ser uma questão de fé ou de posicionamento perante a vida. Pode ser necessidade. Pode ser ambos. Mas toda dificuldade pode ser superada.

Estes dias vi um jardineiro perneta. Não sei como ele perdeu a perna, apenas o vi trabalhando, empunhando uma roçadeira a motor. Uma perna natural, duas muletas e a roçadeira fazendo o seu trabalho no terreno baldio.

O jardineiro não tem uma perna. Eu passei de relance e rapidamente, sem tempo para observá-lo, nem um lugar apropriado para tanto. Provavelmente ele terminará de roçar aquele terreno e irá para um próximo serviço. Possivelmente ao final do dia ele irá para um bar tomar uma para agradecer o dia ou amaldiçoar o dia em que perdeu a perna. Talvez ele tenha uma família. Talvez não. Mas ele tem vontade de fazer algo. E roça terrenos.

Será que ele lamenta as oportunidades perdidas devido à perna perdida? Será que ele leva uma vida amarga ou considera o que aconteceu como algo que devia acontecer? Deve-se perder a vida pois se perdeu uma perna, ou um braço, ou a vista ou a audição?

Bom, ele pode ter perdido algo, mas não perdeu tudo, pois continua trabalhando. Pode ser por necessidade, por fé ou por posicionamento perante a vida. Ele ainda tem algo, e não se deixou abater por perder um pedaço de si. Um exemplo.

Nenhum comentário: