Pesquisa do Palavrório

17.11.06

Em busca de significado

Há uma moda atualmente, a construção de espaços gourmet em casa. Na prática, uma cozinha chique que também é bonita de se ver e se torna um espaço de estar. Ontem ajudei uma pós-graduanda de arquitetura dando uma entrevista. O que me deu autoridade para falar sobre o tema? Eu gosto de cozinhar.

E lá pelas tantas veio a teoria. Os espaços gourmet estão na moda pois o trabalho da maior parte das pessoas é vazio de significado. A pessoa não cria mais no trabalho, ela apenas executa um monte de tarefas previamente criadas, preenche formulários, manda mails, pode até decidir, mas não cria algo novo, não há um produto material finalizado.

Já na cozinha a pessoa é realmente responsável pelo produto final. A pessoa vai ao mercado comprar os ingredientes (ou abre as prateleiras para pegar o que precisa), prepara-os, cozinha-os, arruma-os nas bandejas e pratos de serviço e os leva a mesa com um sorriso nos lábios. Este trabalho lhe dá satisfação, é o prazer de criar alguma coisa e mostrar aos outros, "olha, este eu tenho certeza que fui eu quem fez".

Não sei se um trabalho mais significativo para as pessoas reduziria a moda dos espaços gourmet. Pode ser que não, pois a pessoa gostaria de fazer cada vez mais, ela teria cada vez mais obras a mostrar. Mas por enquanto vou com a teoria de que o espaço gourmet devolve ao homem a sua condição de homo faber, que lhe foi tolhida na sociedade atual.

Nenhum comentário: