Pesquisa do Palavrório

7.11.05

Visões da Guerra Civil

Esse é o livro do Hans Magnus Enzensberger. Já tem uns 11 anos de idade, pelo menos. No entanto, continua cada vez mais atual. Lá ele já dizia que as brigas de torcida, que os confrontos entre polícia e minorias nos Estados Unidos e que a guerra na Bósnia eram reflexos de uma mesma situação: a guerra civil. E que as causas eram basicamente as mesmas: a falta de perspectiva de uma grande parcela da população, em especial dos jovens.

E de repente, o caldeirão entornou na França, onde há dez dias os jovens de lá quebram o pau com a polícia, aparentemente sem motivo. No entanto, a morte de dois filhos e netos de imigrantes em circunstâncias misteriosas, com uma não confirmada participação da polícia, bastaram para deflagrar o conflito, que não dá mostras de arrefecer.

No Brasil, qualquer encontro de torcidas provoca feridos, quando não um e outro morto. Sem contar com um referendo sobre a venda ou não de armas, motivado pelo excesso de armas em circulação (sem entrar no mérito do referendo ou de seus resultados).

O caldeirão ferve. O modelo de vida atual já se provou um beco sem saída, difícil de sustentar mas infelizmente difícil de contrapor. Será necessário, porém, ou o mundo acaba antes da gente. E acredito que ninguém quer testemunhar o fim de tudo...

Nenhum comentário: