Pesquisa do Palavrório

21.9.12

Falta tudo

Falta Política com "P" maiúsculo nesse país. Pegue o discurso de qualquer, mas qualquer candidato à prefeito ou a vereador nas eleições de agora. Só há o discurso genérico, cheio de platitudes e lugares comuns que não levam a nada: Em defesa da família (alguém aí é contra a família?), pelos trabalhadores, por mais segurança, saúde e educação (imagina um candidato dizendo que quer menos policiais nas ruas...), enfim, um lero-lero chato e sem propostas. E ninguém ousa discutir um modelo de governo diferente, um estado menor ou maior, reforma tributária, previdenciária, trabalhista, um país com menos leis porém mais eficientes, nada de discurso sério.
Isso acontece porque, provavelmente, falta Educação com "E" maiúsculo. Quase todas as crianças do Brasil já vão à escola fundamental (pelo menos, seu primeiro ciclo). Mas tanto na privada como na particular eles não aprendem a pensar, eles aprendem a decorar informações. Os jovens de hoje crescem sem saber criticar, sem saber pensar, esqueceram o que é a dialética, perderam o senso de aproveitar o disenso para chegar a um consenso, enfim, deixaram tudo pra lá. A edução de hoje é utilitária e as pessoas só querem apredner o que lhes trará dinheiro, nada de pensamentos mais elevados.
Falta Cidadania com "C" maiúsculo. O cidadão de hoje não vê o estado como algo seu (república quer dizer coisa pública, de todos), mas como algo que não é seu, e que alguém (um deus grego, talvez) deva cuidar para ele usufruir. Todos querem direitos, ninguém quer deveres. Não vai dar certo.
Falta Solidariedade com "S" maiúsculo. É cada um por si e deus por todos. Falta Espiritualidade com "E" maiúsculo, para que as pessoas vejam que há mais além dessa vida (todo o respeito aos ateus, mas me parece um plano biológico muito medíocre esse de não ter nada após esse intervalo de vida do qual somos conscientes) para ter uma dimensão mais exata de nós mesmos no universo. Falta Gentileza. Falta Cortesia. Falta Amor (e não sexo, esse parece até que está sobrando).
Enfim, falta tudo. Só não falta, infelizmente, Desgraça, Ódio, Inveja, Raiva, Ganância, Má-educação, Pilantragem, Preguiça, entre outros...

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar de ser um pais onde se tem alguns dos requisitos listados por você, os EUA também estão tendo uma corrida eleitoral de deixar os defensores da democracia com vergonha. Nenhuma candidato apresenta seu plano apenas diz que o plano do concorrente é ruim e que o candidato concorrente não presta. Num país onde já se nasce republicano ou democrata, esse tipo de discurso tenta convencer os indecisos a NÃO votar no outro candidato. e milhões sao gastos mostrando podres reais e fictícios de cada candidato. No final o indeciso fica com o menos pior.
Parece que ficamos todos.