Pesquisa do Palavrório

19.5.09

Tem algo errado

Existe algo de errado com o jovem de hoje, e isso não é conversa de um quase senhor de quase 40 anos de idade. Percebi isso assistindo às apresentações das agências de propaganda que concorrem à conta de publicidade do POP e do Vono, empresas que pertencem à empresa onde trabalho, a GVT.
Todos foram unânimes em dizer que o jovem de hoje adora, ama, não vive sem estar presente em todas as redes sociais que existem: Orkut, Facebook, MySpace, Sonico, Hi5, Twitter, este blogger, etc e tal. Em todas, eles adoram contar o que estão fazendo, quais são suas preferências, seus hobbies, onde vão, com quem ficam, com quem deixam de ficar. Em todas elas, vão deixando mensagens achando que estão conversando com outras pessoas, estabelecendo ligações (talvez até estejam, mas acho difícil imaginar como).
Minha estupefação é: por que tanta vontade de aparecer? Uma das publicitárias que passou pela concorrência disse que todas essas ferramentas permitem ao jovem driblar a sua timidez e, quando ele se encontra com uma outra pessoa no mundo real, essa pessoa já a conhece um pouco, pois viu sobre ele em algum site. Eu não acho que seja isso. Acho que tem um muito de proteção e projeção de um eu superior ao eu verdadeiro, pois a internet aceita tudo, dificilmente aparece alguém para checar se o que dizes é verdadeiro.
Eu tenho muitas dúvidas também se os jovens se comunicam mais e se estabelecem laços de verdade com outras pessoas. Tem um monte de gente que afirma conhecer pessoas que começaram a namorar na Internet. Pode até ser verdade, mas acho que a maior parte tem o que o Zygmunt Baumann chama de amores líquidos. Os laços são fracos, se eu não gosto do que falam de mim eu tiro ele do meu Orkut, deleto da minha lista de RSS, bloqueio no celular, mas não digo nunca a ele que não gostei do que ele disse.
Para mim, tem algo errado quando todos se escondem atrás do teclado para se relacionar. Só espero poder descobrir o que é isso quando meus filhos chegarem à idade de também construírem a sua identidade digital para poder não me assustar tanto.

2 comentários:

Maria José Giglio disse...

Caro Adriano Koehler

Visitamos seu blog. Ótimo.

Também mantemos um blog literário:
http://lenhaprafogueira.zip.net

Acesse-o e, se gostar, por favor, recomende. Maria José Giglio

Nicole disse...

Adri, Adri, Adri. Você faz uma falta danada, sempre gostei e sempre vou gostar de ti.
Gosto da maneira como escreves, e as críticas, por assim dizer.

Beijos