Pesquisa do Palavrório

3.5.12

Procura-se um bar

Estou à procura de um bar para chamar de meu. Não, não quero ser o
dono do bar, mas gostaria que ele fosse tão meu que mesmo não sendo o
dono, ele seria meu. É um bar ideal. Nele todas as bebidas que devem
ser bebidas geladas estão geladas, não estupidamente nem fracamente,
apenas geladas. E o que é quente está ali, à disposição, sempre com
uma pedrinha de gelo e uma rodela de limão ou de laranja para
completar, dependendo do caso.
Procuro um bar sem afetação, onde a dona Maria, cozinheira que
pertence ao ativo imobilizado do bar por estar ali há 30 anos, sabe
fazer uma dobradinha como ninguém, tem um segredo no bolinho de carne,
consegue até fazer uma moela sem que ela pareça uma moela. As porções
devem ser generosas e o preço honesto. Não, não quero que sejam
baratas, pois senão o bar vai quebrar, e isso é inadmissível. Mas não
se pode cobrar dez pilas por um bolinho de carne só porque é carne de
sei lá de onde. Quero a comida verdadeira.
Mas as comidas e bebidas não são o mais importante. O que eu procuro
mesmo é um bar onde eu chegue e cumprimente todos os seus
frequentadores. Para ali cada um traz a sua vida e decide na hora, ao
sabor da conversa, qual pedaço dela compartilhar. Podem ser as últimas
façanhas, podem ser as façanhas do passado, seja aquelas cometidas de
verdade seja aquelas inventadas. Podem ser as travessuras da infância,
que vão ficando cada vez maiores à medida que passa o tempo. Pode ser
que ali, com a companhia certa, apareça aquele negócio que a tanto
vocês estava procurando. Não, você não vai ali para fechar negócios,
mas eles podem acontecer.
Pode ser também que ali você encontre um parceiro que entenda a sua
aflição atual, que entenda as dúvidas existenciais pelas quais você
passa e, sem dizer uma palavra, te apresente uma possibilidade, uma
saída, uma maneira de lidar com todo o peso da vida. Pode ser, mas
também pode não ser. Afinal, bar é lugar para dividir alegrias, não
para chorar mágoas. E não adianta querer afogá-las, elas nadam muito
bem.
Quero apenas um bar, um lugar, onde eu possa dar uma pausa do mundo e
por alguns ébrios momentos, sem exageros, eu possa esquecer tudo o que
está lá fora para, quando sair, encare tudo como se fosse a primeira
vez.

Nenhum comentário: