Pesquisa do Palavrório

7.7.10

Algo ficou pelo caminho

Um dia tive sonhos, peguei uma mochila e saí para viajar. Disse que voltaria em seis meses, e fiquei dois anos e meio fora. Voltei e recomecei, mas um tempo depois, descontente com os rumos que a coisa estava tomando, saí de novo mais um ano e meio. Voltei e recomecei, dessa vez para não sair nunca mais. Tem algo que ficou pelo caminho nessas idas e vindas.

Pode ser que o que tenha ficado para trás seja a inocência, aquela coisa meio pueril de achar que o mundo trabalha a seu favor, quando é você quem tem que trabalhar antes para fazer o mundo girar pro lado que você quer. Há uma dificuldade em ver as coisas de um ponto de vista mais positivo, mais esperançoso, que faça o sorriso aparecer mais fácil.

Também deve ter ficado para trás o sonho, ou os sonhos, que envolviam aquela vontade de ser alguma coisa no futuro, se trabalhava para isso e que agora, já na metade da estrada, vemos que é necessário ser mais pragmático que sonhador. O sonho de agora é aquele de doce de leite na padaria, que se compra com o pragmatismo do trabalho bem remunerado, ainda que bem longe da utopia do jornalista de guerra, do repórter econômico de sucesso, do publicitário famoso.

Ficou para trás, com toda certeza, a energia de começar e recomeçar o trabalho, qualquer trabalho, por melhor que seja. Ser escoteiro de novo, ser iniciante em um trabalho de novo, voltar a estudar algo, falta energia para aprender novidades, fazer novidades, criar. Quase melhor voltar aos bons livros já lidos para reviver emoções que arriscar novas leituras e novos conhecimentos. E isso é muito ruim.

Algo ficou pelo caminho, e não me refiro aos anos que certamente não voltam mais. Tem alguma outra coisa que agora faz falta. No entanto, aprendi com as viagens que tudo o que eu queria deixar no Brasil quando viajei foi comigo na cabeça, e com certeza voltou, inclusive as coisas boas. Há que cutucar bem fundo lá na cabeça e reencontrar o que eu acho que ficou pelo caminho para poder voltar a acreditar. Enquanto isso, o jeito é aguardar...

Nenhum comentário: