Há diversas pesquisas que mostram a relação direta que nossas tripas, o sistema digestivo, têm com nosso sistema nervoso e emocional. Há inclusive algumas que mostram que para aliviar os sintomas de hiperatividade ou de autismo em crianças é necessário ter uma flora intestinal saudável. Não cheguei a ler com muita atenção nenhuma dessas pesquisas, mas acompanho sempre qualquer novidade nesse tema.
Lembrei disso pois meu estômago está em frangalhos, e não é por causa da alimentação. O emocional anda me derribando. Parece que a motoniveladora das provas e expiações resolver ir e voltar algumas vezes, para me colocar em teste. São acidentes no trabalho, ameaças judiciais, ameaças financeiras, decisões (ainda que em conjunto) postas à prova como um exame de competência, ausência de rumo e objetivo claro, ou mesmo de uma saída para essa grande crise que afeta a todos em geral, mas a cada um de uma maneira diferente. Provavelmente não estou sabendo lidar com isso, e só consigo ver desesperança, ainda que haja esperança.
Muito provavelmente é o momento, mas a dor no estômago é constante. Dá uma sensação de vazio permanente. Como sei que é psicológico, evito comer muito, tenho me esforçado para beber menos, bem menos, dois atos que provocariam um estrago ainda maior caso eu me largasse a eles.
Vai passar? Vai. Vou me lembrar? Espero. Mas que travessia longa e angustiante está sendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário