As notícias são alarmantes. Como escrevi no post anterior, o planeta vai ferver, e mesmo que comecemos a fazer algo agora, durante 100 anos a Terra vai ficar mais quente do que deveria.
E o que é possível fazer nesta situação? Bom, ontem o Estado de S. Paulo trouxe uma matéria bacana de que é possível começar a fazer algo já: plantar árvores.
Árvores, ou como dizem os cientistas, a biomassa, são na prática prisões de carbono. Elas retém carbono que é liberado na atmosfera quando elas são queimadas. Elas também tem a função de filtro, ao fazer a troca de gás carbônico e oxigênio (mas veja bem, elas consomem quase tanto oxigênio quanto consomem. A Amazônia não é o pulmão do mundo, mas sim o seu ventilador).
O artigo diz que cada um pode calcular o seu gasto, o próprio impacto na atmosfera, e sair plantando árvores por aí. E finalmente começa-se a falar de recuperar as matas na beira dos rios, estes que concretamos para construir cidades sobre ou que aplainamos para meter uma plantação de soja.
Será que podemos vislumbrar um planeta verde para os próximos 100 anos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário