Hombres, mujeres, se vocês querem fazer algo realmente digno para esse país, e que não custe muito, nem de seu tempo nem de seu bolso, é o seguinte: não reeleja ninguém, nunca mais!!
O grande mérito do Roberto Jefferson é que ele expôs a sujeira daquela escumalha. E seguindo as palavras de meu quase cunhado, Rondônia mostrou ao Brasil que apenas 4% dos deputados de um parlamento são honestos. No caso do Congresso, onde há 513 parlamentares, dá 20 senhores ou senhoras que, em teoria, não pilham os cofres públicos.
Na dúvida de não conseguir distinguir nenhum desses 20, não reeleja ninguém!! Nunca mais!!! Assim esses não reeleitos finalmente terão que trabalhar. Talvez terão que administrar o que já roubaram, mas não roubarão mais.
E há duas situações para quem entra. Primeiro, por não conhecer os caminhos da gatunagem, não saberá roubar. E quando descobrir, já estará mais para o fim do mandato. Assim, roubará menos. E se ele roubar, as chances de que deixe pistas pela inexperiência são maiores, permitindo assim que seja flagrado mais facilmente. Ah, e um benefício indireto. Se ele ver que nenhum político foi reeleito por suspeita de roubo, e ele quiser manter a boquinha, não roubará para tentar parecer honesto. Pode até ser honesto, o que é ainda melhor.
Por isso, compadre, comadre, não reeleja ninguém!!! Não precisa ter lei para isso, basta você escolher pessoas que nunca foram políticos. Você vai ver a dinheirama que vai sobrar nesse país, e a cadeia que vai faltar para esses neófitos que tentarem se aproveitar da situação.