Pesquisa do Palavrório

12.1.07

Loucura

Deve ser um sinal dos tempos, ou do fim deles. A cada dia, as ruas de Curitiba ganham um novo personagem maluco. Mas maluco de pedra, não apenas um carinha engraçadinho querendo aparecer. Gente doida mesmo, além dos limites da imaginação.

Gente que fala sozinha, gente que anda gesticulando algo como "vamos, vamos, depressa" no meio da rua, gente que para e olha para cima sem ver nada, ou melhor, eles vêem alguma coisa, nós é que não, gente que está em outro mundo, literalmente.

Quando digo que é um sinal dos tempos, é que a maior parte de nós já é completamente maluca. Trabalhamos pelo menos oito horas por dia em ambientes fechados à frente de um computador. Se vacilar, nosso único contato com outros seres humanos é através do computador. Vivemos a maior parte do tempo desperto no trabalho, deixando à família as sobras deste tempo. Vivemos em cidades grandes, poluídas, desorganizadas. Aceitamos um governo medíocre como o nosso passivamente, como se fosse algo divino ao qual não temos saída.

A única coisa é que ainda são poucos os que assumem a sua loucura e saem por aí falando com personagens invisíveis (ou não?) e dizendo o que lhes dá na telha.

Às vezes dá uma vontadinha...

2.1.07

Paradoxo

Enforcaram o Saddam Hussein. Fizeram até um pretenso julgamento para condená-lo, como se os americanos não estivessem loucos para fazer isto desde o dia em que o capturaram. Mas ficaram com ele até um tribunal composto sabe-se lá por quem julgasse-o culpado pelo que fez. É culpado sim, mas como sou contra a pena de morte em quaisquer circunstâncias, é uma barbárie.

E daí ficam reclamando que o vídeo do enforcamento vazou na rede!! Como se isto não fosse acontecer, todo mundo tem um celular com câmera, qualquer pisada na bola vai pra rede. E uma execução destas, como não iria?!

Ridículo é reclamar que este vídeo foi pro ar, quando há coisas bem mais graves acontecendo lá mesmo. São mais de três mil soldados americanos mortos, um sem número de vítimas iraquianas, quantidade que aumenta a cada dia por conta de carros-bomba, um monte de acusações de violações dos direitos humanos por parte dos soldados americanos, enfim, a lista é longa.

Mas o lance é bancar o puritano e condenar o vazamento do vídeo da forca do Saddam. Patético, para dizer o mínimo. É como ter uma casa à beira da ruína e reclamar do brilho das maçanetas. Tudo deve ser trocado, mas prioridade nas coisas, por favor!