Pesquisa do Palavrório

1.9.06

Chove chuva...

Chove sem parar em Curitiba há dois dias. Não seria uma manchete significativa, já que esta cidade presenciou muitos dias de chuva forte no passado. Mas este ano, com a seca, dois dias de chuva viram notícia e manchete.

O tempo mudou, agora faz frio e calor um dia depois do outro. Já não se vê mais geada pelos gramados da cidade no inverno, pois não faz frio o suficiente para gear. No verão usamos casacos, pois o tempo mudou tanto que pode haver uma frente fria daquelas no Natal, a ponto de começarmos a acreditar que um dia nevará por estas bandas na hora de receber o bom velhinho. Aliás, neve em Julho nunca mais, só aquela de 1975 (a que divide as espécies de curitibanos). Ou então na próxima era glacial.

O tempo mudou, e fomos nós que provocamos a mudança. Poluição, hidrelétricas enormes com lagos gigantescos que alteram o ciclo de chuvas e ventos de vastas regiões, concreto para tudo quanto é lado, desmatamento, agricultura intensiva e extensiva ao mesmo tempo, pasto, enfim, uma renca de coisas.

A grande questão hoje em dia não é ser anti-capitalista por ser socialista. Deveríamos ser anti-capitalistas para ser humanistas. Afinal, se continuarmos nessa balada de consumo, não sobrará planeta algum para quem vier depois de nós. Só por isso deveríamos tentar mudar o que aí está. O que viria em seu lugar não se sabe e não existe ainda, mas há que se tentar.