Pesquisa do Palavrório

15.9.05

Não reeleja ninguém!!!

Hombres, mujeres, se vocês querem fazer algo realmente digno para esse país, e que não custe muito, nem de seu tempo nem de seu bolso, é o seguinte: não reeleja ninguém, nunca mais!!

O grande mérito do Roberto Jefferson é que ele expôs a sujeira daquela escumalha. E seguindo as palavras de meu quase cunhado, Rondônia mostrou ao Brasil que apenas 4% dos deputados de um parlamento são honestos. No caso do Congresso, onde há 513 parlamentares, dá 20 senhores ou senhoras que, em teoria, não pilham os cofres públicos.

Na dúvida de não conseguir distinguir nenhum desses 20, não reeleja ninguém!! Nunca mais!!! Assim esses não reeleitos finalmente terão que trabalhar. Talvez terão que administrar o que já roubaram, mas não roubarão mais.

E há duas situações para quem entra. Primeiro, por não conhecer os caminhos da gatunagem, não saberá roubar. E quando descobrir, já estará mais para o fim do mandato. Assim, roubará menos. E se ele roubar, as chances de que deixe pistas pela inexperiência são maiores, permitindo assim que seja flagrado mais facilmente. Ah, e um benefício indireto. Se ele ver que nenhum político foi reeleito por suspeita de roubo, e ele quiser manter a boquinha, não roubará para tentar parecer honesto. Pode até ser honesto, o que é ainda melhor.

Por isso, compadre, comadre, não reeleja ninguém!!! Não precisa ter lei para isso, basta você escolher pessoas que nunca foram políticos. Você vai ver a dinheirama que vai sobrar nesse país, e a cadeia que vai faltar para esses neófitos que tentarem se aproveitar da situação.

12.9.05

Contradição

Deve-se trabalhar para viver. Muitas vezes, vive-se para trabalhar. Mas acho que o corpo e a mente estão adaptados para o ócio, criativo ou não (mesmo não gostando do De Masi, ele tem uma certa razão). Basta ver como reagimos depois de um feriado de cinco dias.

A seqüência é mais ou menos a seguinte: uma semana cheia (cinco dias), um fim de semana normal (dois dias), uma semana curtíssima (dois dias), um feriadão (cinco dias) e agora uma semana cheia. Mesmo que o feriadão não tenha tido um dia de sol, foi ótimo. Sem hora para acordar, sem hora para dormir, podendo comer e beber à vontade, sem preocupação com a aparência, resultados, horários e outras diplomacias inerentes ao trabalho.

Mas há o problema que, para poder aproveitar o feriadão, é necessário ter dinheiro. E para se ter dinheiro, é preciso trabalhar (desconta-se aqui fontes ilícitas de rendimento). E não há estatísticas confiáveis a respeito do nível de satisfação das pessoas com o trabalho. Desconfio que a maior parte delas está insatisfeita com a ocupação que possuem. Assim, trabalha-se em algo de que não se gosta para, durante os dias de férias, fins de semana e feriados, ser quem se é e fazer algo de que se gosta.

Deve haver uma saída melhor, que traga mais satisfação. Enquanto isso, contentamo-nos em roubar uns minutos do trabalho para escrever croniquetas como essa.

1.9.05

Destruição total

As fotos são assustadoras. Nova Orleans praticamente desapareceu, debaixo d'água. Já era abaixo do nível do mar, o mar simplesmente reclamou o que lhe era mandado: obedecer a lei da gravidade.

As reações são assustadoras. O povo ensandecido pisoteia uns aos outros, os saques são generalizados - hoje correram pelo mundo fotos de uma van cheia de cerveja, provavelmente um item essencial para os bárbaros norte-americanos -, ninguém respeita ninguém, na hora do desastre o homem volta ao seu estado irracional.

As ações de reparo também são estranhas. O presidente manda tirar as forças de resgate de lá para preservar a sua segurança. Ou seja, condena quem está lá a se virar, mas manda que ninguém roube nada. A propriedade privada em primeiro lugar, se der para salvar algumas vidas depois, tudo bem.

E esse cretino ainda não quer ver que tudo é culpa da poluição. Tem mais gases no efeito estufa, a temperatura da terra é maior, derrete as geleiras mais rápido, mais água gelada encontra as águas quentes do Equador, e os furacões são mais devastadores. Idiotas!

Triste é saber que nós também estamos dando a nossa contribuição para acabar com o planeta...